O navio Sérgio Buarque de Holanda é uma embarcação tipo Tanque, que opera sob bandeira Brasileira, operado pela Petrobras Transporte S.A. – TRANSPETRO, que faz parte do grupo Petrobras.
Com 182,88 metros de comprimento, 32,20 metros de boca e 18,60 metros de pontal, este navio sofreu inúmeros reparos de classe, em paralelo à instalação do Sistema de Tratamento ou Gerenciamento de Lastro, conhecido como BWTS.
Dentro dos reparos de classificação de embarcação, podemos destacar os serviços de tratamento do casco, de caldeiraria (diversos itens de suporte, passarelas, redes de convés, etc…), substituição dos conduítes de convés (com remoção e reinstalação de cerca de 1000 metros de cabos), serviços de válvulas, tratamento dos Tanques de Carga e Lastro, propulsão (linha de eixo e substituição dos selos Air Space) e governo (Remoção e instalação da Saia do Leme), Instalação do equalizador de Fluxo – Wake Equalizing Duct (WED), dentre vários outros.
Dentro do BWTS, tivemos o desafio da instalação de diversas linha de rede com diâmetros variados (com destaque à cerca de 170metros de rede diam. 14”, diversas curvas e flanges e mais 300 metros de diâmetros variados, sendo todos galvanizados), passagem de cerca de 5300 metros de cabos elétricos e de dados, 120 metros de calhas elétricas e 12 equipamentos de interligação e automação aos sistemas do navio.